CERUME – CERA DE OUVIDO
O cerume é conhecido também como “cera”, ou mais popularmente, “cera de ouvido”.
A “cera de ouvido” é produzida na orelha por glândulas que estão dentro do canal auditivo, e está presente em todas as pessoas. Ter cera é normal! Ela serve como uma proteção natural do nosso corpo contra retenção de água, fungos e bactérias. Porém quando é produzida em maior quantidade, seja por excesso de limpeza da orelha, uso de cotonetes, que pode provocar o acúmulo de cera no fundo da orelha, por produção do próprio individuo ou estreitamento do canal auditivo, pode causar algum grau de desconforto, pois forma o que chamamos de “tampão de cera”.
Quais são os sintomas que o excesso de cera pode causar?
- Dor, coceira, sensação de que a orelha está entupida e diminuição da audição, como se o barulho estivesse mais baixo que o normal.
Pode ser confundido com um corpo estranho dentro do canal auditivo, como insetos, feijão entre outros, por isso precisa da avaliação de um medico, pois só ele poderá identificar a causa dos sintomas.
O que fazer na suspeita de cera no ouvido?
- Procure seu Médico! Ele vai te orientar quanto ao uso de uma medicação específica que pinga na orelha para amolecer esse tampão de cera que é muito duro!!
Como o médico poderá cuidar do paciente?
- Ele irá realizar uma lavagem no ouvido com água ou soro fisiológico com a temperatura morna, essa temperatura é a mesma do seu organismo. Atenção, Não tente fazer isso em casa!! Pode traumatizar seu ouvido!!
- Irá retirar a cera com uma cureta própria. Algumas vezes pode ser necessário o uso de uma aspiração.
Não esquecer:
- Evitar usar cotonetes para limpar os ouvidos
- A lavagem deve ser feita pelo Médico!
FONTE DE PESQUISA: Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology"